sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O banho e a higiene pessoal (história)

Voce sabia?

A palavra higiene é de origem grega que significa 'hygeinos' que quer dizer o que é saudável. Além de proteger contra possíveis doenças, também ajuda na autoestima das pessoas, pois com a higiene, elas se sentem mais confortáveis e confiantes. A lavagem diária tem como prerrogativas também, a manutenção da saúde individual e a proteção contra os mais diversos agentes externos.

O costume do banho começou com o trazer para dentro das habitações humanas o prazer de nadar em um rio ou lago. Utilizando-se de uma banheira abastecida com água normal ou aquecida, tornou-se um preceito de higiene comum.
Os romanos foram o povo da antiguidade que mais se importaram com transformar o banho num evento, construindo termas públicas onde qualquer cidadão poderia desfrutar dos prazeres do banho. Os povos do oriente, principalmente os japoneses, fazem do banho um ritual coletivo de higiene e convívio.

Na cultura ocidental, o banho rotineiro foi um costume reintroduzido no século XIX, na Europa, principalmente pela maior facilidade de aquecer água, e novas termas, agora chamadas de balneários ou estação de águas foram criadas em localidades como Caldas da Rainha. Com a ascensão burguesa, locais apropriados para o banho foram introduzidos nas casas.

No Brasil os hábitos de higiene no Brasil não eram tão cultivados antigamente. Em 1800, as residências não tinham banheiros e apenas em 1808, a família Real instalou água encanada no município do Rio de Janeiro, o primeiro no país a ter água encanada. Já os "inculturados" povos indígenas já tinham o hábito de tomar banho diariamente, um costume praticado em nosso país até os dias de hoje. 

Tomar banho é bom demaaaaiiisss!!



Fontes: http://higiene-corporal.info/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banho_(higiene_corporal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?